As crianças cada vez têm mais acesso em idades mais precoces às novas tecnologias, já que principalmente as usam para chegar até recursos educativos de entretenimento. No entanto, deixar a criança sozinha com um tablet ou um smartphone sem as devidas medidas de segurança pode expô-las a certos perigos.

É importante que os pais eduquem seus filhos e avisem a eles dos riscos que implicam a navegação na Internet e o uso das redes sociais. Saber o que pode acontecer manterá seus filhos em alerta.

Você pode pensar que o seu filho está brincando em um aplicativo que descarregou ou está assistindo desenhos animados, mas se estiver navegando sozinho com o tablet, por desconhecimento ou curiosidade, pode acabar vendo conteúdos impróprios para ele. Os pais devem vigiar a segurança dos filhos na Internet ou a forma como eles interagem colocando em prática alguns conselhos simples:

 

1 – Controle parental (ou controle dos pais): os filtros parentais são ferramentas que podem ser instaladas nos computadores para controlar em que páginas nosso filho está navegando.

2 – Vigiar por onde ele navega: talvez você não possa estar o tempo todo por quais páginas ele está navegando, mas pode comprovar depois que lugares ele visitou.

3 – A educação é o melhor filtro de Internet: ensinar a não publicar dados pessoais, não confiar em desconhecidos da Internet e avisar quando detectar uma conduta de assédio na Internet.

4 – Não deixe que o seu filho participe em chats ou conversas online com outras pessoas, inclusive se ele acredita que seus interlocutores são crianças.

5 – Cuidado com o spam, aplicativos e arquivos: É bom ensiná-los a não confiar em arquivos que pedem para descarregar ou qualquer aplicação que chame a atenção e tão pouco da publicidade que promete presentes ou aquelas que são muito chamativas e incitam a clicar.

6 – Preferir deixar o computador num lugar comum da casa, e não no quarto da criança.

 

 

Com essas dicas você terá mais tranquilidade e evitará de seus filhos terem problemas online!

Life –  Aproximando Pessoas