Às vezes, não é nem questão de tamanho… você pode morar num apartamento pequeno e, mesmo assim, pode ser que o sinal do seu roteador sem fios não chegue bem a todos os cômodos.

Vários fatores podem estar no meio do caminho: paredes grossas, aparelhos eletrodomésticos e até cores podem entrar na sopa de problemas… sim, cores! Segundo alguns técnicos, ambientes que têm predominância da cor verde, por exemplo, tendem a apresentar mais dificuldades para o Wi-Fi. Isso porque – se pudéssemos ver as ondas Wi-Fi, elas seriam verdes: trabalham na mesma faixa do espectro que a cor verde. Daí o fato do wi-fi não se propagar muito bem onde há muita vegetação, por exemplo.

Outro obstáculo são os eletrodomésticos. Acontece que a maior parte dos roteadores opera na frequência de 2,4 GHz. Não se preocupe com o detalhe técnico: o que importa é saber que o seu micro ondas e o seu telefone sem fios operam nessa mesma frequência – o que pode gerar bastante interferência.

Dito tudo isso, uma solução óbvia é colocar repetidores wi-fi na sua casa. Com sinal mais forte, a interferência dos outros aparelhos pode fazer menos estragos, bem como as paredes grossas e a cor verde deixam de ser problema. Mas, será que esses aparelhos funcionam bem?

A boa notícia é que sim!

De modo geral, os repetidores wi-fi cumprem o que prometem. Você encontra esses repetidores em dois formatos: os que são apenas repetidores mesmo e os outros que são repetidores e também roteadores ao mesmo tempo.

Nessa última categoria – de roteadores que também são roteadores – temos o exemplo do Airport da Apple. Quando você conecta esse aparelho na tomada, ele automaticamente identifica que há uma rede wi-fi no ambiente e pergunta se você quer estender essa rede ou criar uma nova.

A maçã não está sozinha nessa categoria de aparelhos: outras marcas também oferecem o recurso. Mas, preste atenção: alguns aparelhos só estendem sinais wi-fi que são gerados por outros aparelhos da mesma marca. Então, antes de comprar, acesse o site do fabricante e leia os detalhes.

A outra categoria de aparelhos são os que são repetidores puros. Ou seja, ele não funcionam como roteadores – só como repetidores de sina mesmo. Nessa categoria, há menos risco na compra. De modo geral, eles estendem sua rede wi-fi, não importando a marca do seu roteador sem fios – em geral, não precisam ser da mesma marca.

 

Mas, infelizmente, a vida não é tão simples assim…

Quando você instala um repetidor desses, não significa que você vai ter do outro lado da sua casa a mesma velocidade que você teria se estivesse do lado do roteador… Em geral, você vai ter metade da velocidade…. Por quê? Por um problema aparentemente simples: para estender sua rede wi-fi, o repetidor recebe o sinal que vem do roteador e, em seguida, repete esse sinal, aumentando seu alcance. O problema é justamente esse: como o aparelho precisa primeiro receber o sinal para depois espalhá-lo novamente, sempre há uma perda de velocidade no processo. Em geral, essa perda fica em torno de 50%. Ou seja, os repetidores podem não resolver completamente seu problema se a velocidade da sua internet for baixa: se você tem, por exemplo, 5 mega de velocidade, na outra ponta do repetidor, essa velocidade vai girar em torno de dois e meio… o que pode não ser suficiente para usos mais pesados…

Conclusão, os repetidores de sinal podem ser uma boa para melhorar a cobertura da sua rede wi-fi. Mas, se a sua velocidade de internet não for muito alta, eles podem não resolver o problema… Então, é bom ficar atento!

Que tal levar uma das conexões mais rápidas do país para sua casa? Conheça nossos planos de até 300 mb em http://life.com.br

 

Life – Aproximando Pessoas